Fale Conosco
(11) 2193-1452 | (11) 2193-1440

Prótese Total

A perda de dentes pode ser causada por fatores como doenças bucais (gengivite, periodontite, etc) ou traumas. Quando ocorre a perda total, a solução tanto estética quanto de saúde é o uso de prótese total removível, mais conhecida como dentadura. Para sua confecção pode ser utilizados acrílico ou porcelana, sendo esta última de preço mais elevado.

As próteses dentárias removíveis são feitas por um Técnico em Prótese Dentária ou simplesmente protético, e segue um molde da arcada dentária que o dentista faz no paciente. A partir desse modelo o protético fabrica a peça que ficará de acordo com a arcada do cliente. Sua fixação normalmente é feita por encaixe.

Por ser removível, a higienização da prótese total é mais fácil e rápida.

É preciso fazer uma nova prótese de tempos em tempos, pois o próprio desgaste do material combinada com alterações que ocorrem na boca com o passar dos anos, exigem novas adaptações. Recomenda-se não dormir com a prótese removível, o ideal é colocá-la em um recipiente com água e um detergente especial próprio para isso.

Sorria com a Prótese Total

Sorrir com confiança e segurança é algo extremamente importante para a autoestima, afinal o sorriso ocupa um espaço singular na estética humana. A perda dos dentes é um problema comum na terceira idade, sendo aconselhável a colocação de uma prótese para recuperar o conforto na hora de falar, mastigar e sorrir.

A prótese dentária total, também conhecida como dentadura, é uma das melhores opções para substituir os dentes nessa idade, pois são práticas e removíveis. Além disso, o usuário poderá contar com uma aparência extremamente natural, pois a prótese é feita sob medida, a partir dos moldes tirados da própria boca.

Confira a seguir, outras informações:

Tipos de prótese

Atualmente, é possível optar ou pela prótese total definitiva ou pela prótese total imediata. A primeira é colocada na boca somente após a cicatrização dos tecidos que ficam sensíveis com a extração dos dentes remanescentes. A segunda é colocada imediatamente após a extração, sem que seja necessário aguardar o tempo de recuperação dos tecidos.

Quem deve utilizar a prótese dentária total?

A prótese total é indicada para pessoas que tiveram perda total dos dentes e desejam fazer a reabilitação bucal nas funções estética, fonética e mastigação. Isso trará maior conforto e segurança, além de contribuir para a elevação da autoestima.

Como é feita a prótese total?

A confecção da prótese inicia-se com a moldagem das arcadas dentárias em laboratório específico. Os modelos devem respeitar a oclusão natural do paciente e os dentes são fabricados em resina acrílica especial. É também necessário realizar algumas consultas para ajustes de altura, formato e tamanho dos dentes, a fim de garantir o máximo conforto ao usuário.

Cuidados com a prótese dentária total

A higienização da prótese total deve ser feita com uma escova dental de cerdas ultramacias. Quando ela estiver fora da boca, deixe-a em um copo com água limpa e filtrada. Os dentistas aconselham realizar uma massagem no céu da boca e nas gengivas para ativar a circulação sanguínea e remover placas bacterianas que se aderem à mucosa.

São inúmeros os fatores que podem comprometer completamente a arcada dentária, resultando na perda de todos os dentes. Dentre os principais motivos estão as doenças bucais (gengivite, periodontite, etc.) ou traumas, como acidentes que acarretam na perda de um ou mais dentes. Quando ocorre essa perda total, uma das soluções mais comuns, tanto estética quanto para a saúde, é utilizar alguma prótese que devolva as funções bucais.

Essa perda de dentes é ainda mais comum na terceira idade, devido aos desgastes naturais dos dentes. Investir em uma prótese é a garantia de voltar a mastigar, falar e sorrir de forma saudável e com segurança. Ter um sorriso bonito é essencial para o aumento da autoestima, melhorando a vida social e profissional.

Uma das opções para restaurar o sorriso e as funções bucais é o uso da Prótese Total, popularmente conhecida como Dentadura. Esse tipo de prótese pode ser fabricado em acrílico ou porcelana e ambos os materiais são seguros e eficientes.

As próteses removíveis são feitas por um Técnico em Prótese Dentária que seguirá um molde da arcada dentária do paciente, produzida pelo dentista, para fazer a prótese. Com esse molde é possível construir uma prótese que se encaixe perfeitamente na boca, revitalizando o sorriso.

Como funciona a Prótese Total?

A prótese total removível é simplesmente encaixada na boca e pode ser retirada pelo próprio paciente sempre que houver necessidade, como em casos de higienização, por exemplo. De tempos em tempos é necessário trocar a prótese, de acordo com a orientação do odontologista. Isso porque existe um desgaste natural do material ao longo do tempo, além das alterações na estrutura bucal que também ocorrem com o passar dos anos, sendo necessária uma nova prótese que se adeque às novas características.

Tipos de prótese

As opções mais comuns de próteses são a Total Definitiva, que é colocada na boca apenas após a cicatrização dos tecidos bucais que ficam sensíveis devido à extração dos dentes que estavam comprometidos – e a Total Imediata, que é colocada na boca logo após a realização do procedimento cirúrgico para retirar um ou mais dentes, sem a necessidade de aguardar o período de cicatrização.

Cuidados com a prótese

Não é recomendado dormir com a prótese removível, o ideal é que durante o sono a prótese fique imersa em uma solução de água com um detergente próprio para isso. A higienização da prótese pode ser feita com esse mesmo tipo de solução, além da escovação com escova de dente e creme dental.

A colaboração do paciente em manter a prótese sempre higienizada é essencial para garantir sua maior durabilidade e boa aparência, mantendo o aspecto natural do sorriso. Além disso, a higienização diária mantém a boca protegida contra as doenças periodontais que podem se desenvolver com o tempo.

Qual o preço da Prótese Total?

Visando um melhor sorriso, o cliente através de uma consulta com o dentista receberá toda a estrutura e informações de valores os quais são determinados pela Vital Odonto. O preço da prótese dentária total será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista.

Agende sua avaliação diretamente pelo site!