Implante Overdenture | Prótese total removível

A Overdenture é a prótese total removível fixada em dois ou quatro pinos de titânio implantados na mandíbula (inferior) ou maxila (superior) – dependendo da quantidade de dentes. A grosso modo é como uma dentadura, mas fixada por pinos. Ela oferece maior segurança que as dentaduras convencionais, pois sua fixação é mais firme e proporciona melhor mastigação e mordedura.

O ortodontista fará uma avaliação da arcada dentária para identificar os locais onde há estrutura óssea para a fixação de pinos de metal, que serão a base de sustentação da prótese overdenture. Os implantes podem variar de dois a quatro. Este tipo de prótese é indicado para pessoas que tenham pouca estrutura óssea, normalmente os de mais idade que têm dificuldade de higienização das próteses fixas ou para aqueles que tenham sofrido grande perda da base óssea.

A prótese Overdenture é confeccionada em acrílico, os dentes são em porcelana ou outro material que se assemelha muito aos dentes naturais, dependendo das condições do paciente, pois alguns materiais são mais caros que outros, e é colocada sobre os pinos. Os pinos fazem a função de sustentar e prender a prótese, por isso têm essa grande vantagem em relação às dentaduras.

Você entende do conceito de overdenture?

Conquistar um sorriso atraente pode ser a melhor maneira de elevar a autoestima de pessoas que perderam os dentes em função de problemas periodontais. De acordo com os dentistas especializados em próteses, o implante Overdenture é uma das opções mais práticas para a reabilitação bucal de pacientes que desejam se livrar da dentadura comum.

Dentre as principais vantagens deste tipo de implante pode-se citar a melhora na articulação das palavras e na mastigação, além da estética simétrica e segurança proporcionada ao paciente. Quer saber mais sobre o Overdenture?

Então, confira os próximos tópicos:

O que é o Overdenture?

O Overdenture é um implante de uma prótese simples que é suportada por dois ou quatro pinos de titânio. Ele oferece segurança maior e uma fixação superior à da dentadura, deixando o paciente extremamente confortável. Para fazer um implante com segurança e qualidade, aconselha-se procurar um dentista especializado.

Como é feito o implante Overdenture?

O primeiro passo é a instalação dos pinos de titânio que irão substituir a raiz do dente. Este processo é feito sob anestesia local para evitar qualquer dor ou desconforto. Em seguida, o cirurgião dentista irá fixar a prótese que irá proporcionar todos os benefícios já citados. Para que tudo ocorra tranquilamente no pós-operatório, é necessário seguir todas as recomendações do dentista, evitando assim eventuais problemas.

Se eu não fizer o Overdenture? O que acontece?

Se você optar por não fazer o Overdenture será necessário utilizar uma dentadura convencional ou escolher um implante fixo mais elaborado para evitar deficiências na mastigação e digestão, problemas com higiene bucal, perda óssea severa e interferência na fala.

Além disso, a autoestima poderá ficar comprometida, desencadeando uma série de perturbações psicológicas como insegurança e isolamento social, devido à importância da estética do sorriso. O Overdenture é um implante que deixa os pacientes extremamente satisfeitos e confiantes.

Uma forma prática e eficiente de recuperar as funções bucais em pacientes que apresentam uma grande defasagem de dentes na arcada dentária é a prótese Overdenture. Essa prótese é fixada no maxilar (parte superior da boca) mais conhecida como Overdenture superior ou mandíbula (parte inferior), conhecido como overdenture inferior, através dos pinos de titânio, podendo ser removida para higienização.

Dessa forma, a prótese Overdenture oferece maior segurança que as dentaduras, pois está fixada na boca e, por isso, não desliza quando a pessoa conversa ou mastiga, por exemplo, evitando os machucados decorrentes dessa movimentação indevida, além do constrangimento.

A vantagem é que, além disso, a prótese Overdenture pode ainda ser removida pelo usuário, facilitando sua higienização. A peça pode ser lavada e escovada minuciosamente após as refeições, evitando o acúmulo de bactérias na região gengival, reduzindo o risco de surgimento das doenças periodontais.

A prótese possibilita a recuperação da simetria facial, já que a falta de um ou mais dentes pode alterar o formato do rosto devido a movimentação óssea que ocorre para suprir o espaço vazio deixado na arcada dentária decorrente da ausência de uma dentição completa.

Como é feita a instalação de uma prótese Overdenture?

A Vital Odonto conta com especialistas altamente capacitados para realizar esse procedimento, antes porém, o implantodontista precisa analisar a saúde bucal do paciente para garantir que ele possui uma densidade óssea adequada para sustentar os pinos de titânio que irão fixar a prótese.

Os pinos de titânio são fixados através de um processo cirúrgico realizado no próprio consultório odontológico. Normalmente, é preciso aguardar um período para que ocorra a total cicatrização e osseointegração dos pinos, antes de encaixar definitivamente a Overdenture.

Imagem ilustrativa da instalação do Implante Overdenture

A osseointegração é o processo de total integração entre a plataforma de titânio ao osso através da ação dos osteoblastos, células que migram para a superfície desse metal totalmente compatível com o tecido biológico e não oferece riscos de rejeição.

Quando o paciente não apresenta uma densidade óssea adequada para receber a prótese Overdenture, o implantodontista pode fazer um enxerto ósseo para garantir a fixação adequada dos pinos de titânio, possibilitando o encaixe da prótese.

Normalmente é necessária a instalação de dois ou quatro pinos de titânio para o encaixe da prótese Overdenture, sendo uma forma pouco invasiva para reestruturar toda a arcada dentária.

Informações sobre a Overdenture

A Overdenture permite que o paciente converse, mastigue adequadamente os alimentos e volte a sorrir, sem precisar se preocupar com a possibilidade de que a prótese se solte, como poderia acontecer com uma dentadura, já que a Overdenture fica realmente fixada e apoiada em componentes sobre os implantes dentários.

Essa prótese pode ser facilmente removida pelo próprio usuário, para que seja higienizada após as refeições, por exemplo. A prótese pode ser escovada com pasta de dentes normalmente e a gengiva também precisa ser higienizada antes da recolocação da prótese, garantindo a preservação da saúde bucal.

A Vital Odonto opta pela utilização de materiais de alta qualidade para constituir a base da prótese, que entra em contato diretamente com a gengiva, evitando que a estrutura bucal do paciente fique sobrecarregada após a implantação da prótese Overdenture, eliminando dores e desconfortos.

O material mais utilizado pela Vital Odonto para a construção dessas próteses é o silicone termopolimerizável, que se adapta confortavelmente à boca. Os dentes artificiais que compõem o conjunto da prótese Overdenture são normalmente fabricados em resinas nacionais ou importadas, de acordo com a escolha do paciente em consenso do implantodontista.

A prótese Overdenture precisará ser substituída após um determinado período de uso, variando de paciente para paciente. A correta higienização e manutenção da peça no consultório odontológico podem aumentar a vida útil da prótese.

Agende seu horário na Vital Odonto e faça uma avaliação gratuíta, ligue ou faça seu agendamento diretamente pelo site.