Fale Conosco
(11) 3392-2195 | (11) 3392-5196

Clareamento Dental a Laser

Clareamento dental a laser

Os tratamentos como o clareamento dental a laser têm se tornado uma parte importante da mais recente tecnologia médica, pois ter dentes brancos são muito valorizados hoje em dia. Mas alguns alimentos com corantes fortes como vinho, café e até mesmo o hábito de fumar têm influência direta na cor dos dentes. Maus hábitos da pessoa também podem deixar a arcada amarelada ou escurecida.

Como funciona o Clareamento dental a Laser

O processo para o clareamento a laser ocorre da seguinte forma: o dentista aplica um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio (concentração de 35% a 40%) sobre os dentes. Para proteger a gengiva é aplicado um protetor que evita ferimentos. Após esses cuidados, o dentista utiliza um aparelho que emite raio laser de baixa intensidade que em contato com o gel clareador, libera moléculas de oxigênio e promove o clareamento. O tratamento é concluído em duas ou três sessões de uma hora cada e o procedimento é indolor, sendo dispensável o uso de anestesia. O tratamento de clareamento deixa os dentes porosos por 24 horas, nesse período é preciso evitar alimentos ou bebidas que os manchem.

O clareamento dental a laser só traz resultados em dentes naturais já em implantes ou coroas não surte efeito. Se o dente estiver escuro por problemas ortodônticos antigos, será preciso fazer o tratamento de restauração estético e depois, o clareamento.

Quando é recomendado realizar o clareamento a laser?

Um sorriso bonito é extremamente valorizado por homens e mulheres do mundo todo, afinal ele atrai diversos olhares e pode ser um aliado na hora da conquista, no trabalho e em diversas outras situações. Alguns procedimentos realizados em consultórios odontológicos podem contribuir para a estética do sorriso, deixando-o verdadeiramente impecável.

Um dos procedimentos mais procurados é o clareamento a laser, considerado uma das maiores inovações da odontologia. A técnica deixa os dentes brancos e lisos, removendo manchas e tons amarelados que prejudicam a estética. Saiba mais:

O que é clareamento dental a laser?

O clareamento a laser é uma técnica inovadora que utiliza substâncias químicas ativadas pelo laser para remover manchas e pigmentações na superfície do dente. É preciso realizar entre duas e três sessões para se obter resultados satisfatórios. O processo é completamente indolor, não sendo necessária a aplicação de anestesia.

Como é feito o clareamento a laser?

Após a avaliação completa da saúde bucal, o dentista irá aplicar um gel à base de peróxido de hidrogênio, na concentração de 35% a 40% na superfície do dente. Em seguida, o laser será ativado para promover o clareamento.

Clareamento dental a laser antes e depois

Os resultados de um clareamento dental a laser bem feito, é observado já a partir da primeira sessão. Abaixo temos o antes e depois do procedimento de clareamento a laser:

imagem do clareamento dental a laser antes e depois

Quem pode fazer o clareamento?

O clareamento dental a laser é indicado para homens e mulheres a partir dos 17 anos que não possuam próteses totais ou restaurações. Isso porque, o clareamento só é eficaz em dentes naturais, não sendo indicado para outra finalidade.

Se o dente tiver muito escurecido devido a problemas ortodônticos, o resultado pode não ser satisfatório, sendo mais indicada a realização de faceta laminada.

Cuidados pós-clareamento

Após a realização do clareamento aconselha-se evitar bebidas como café, chá preto e alimentos que contenham corantes artificiais por pelo menos 24 horas. Isso porque, os dentes ficam porosos como uma esponja, podendo absorver uma tonalidade indesejada a partir de pigmentos alimentares.

Ter os dentes brancos é sinônimo de saúde e autoestima. O acúmulo de bactérias ou o excesso de consumo de substâncias com forte pigmentação, como café, chás, refrigerantes e o tabagismo são os principais vilões do esmalte dentário, sendo os responsáveis pelo amarelamento dos dentes. Além desses hábitos, com o próprio passar do tempo contribui para escurecer a cor dos dentes e nem sempre essa mudança indica a presença de uma doença bucal, porém, normalmente é um grande incômodo estético.

Independente do motivo, essa alteração na coloração transforma negativamente o sorriso. O clareamento dental a laser é uma das soluções mais eficazes para recuperar o aspecto saudável do sorriso.

Como funciona o clareamento dental a laser

O dentista aplica um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio, com concentração de 35% a 40%, nos dentes do paciente. Em seguida, um protetor é aplicado na gengiva para evitar ferimentos nessa região.

Após certificar-se de que todos os procedimentos de segurança foram realizados, o odontologista coloca sobre os dentes um aparelho de alta tecnologia que emite raio laser de baixa intensidade, liberando moléculas de oxigênio quando entra em contato com o gel clareador. Essa ação é responsável pelo branqueamento dos dentes.

São necessárias aproximadamente três sessões de uma hora para que todo o procedimento seja concluído. Não é necessária a aplicação de anestesia, pois o processo é indolor. O clareamento a laser deixa os dentes porosos por cerca de 24h, por isso, é recomendado evitar o consumo de alimentos que possuam forte pigmentação durante esse período para evitar o surgimento de manchas.

A quem é destinado o clareamento dental a laser?

O clareamento dental a laser é destinado a todas as pessoas que gostariam de recuperar a coloração branca dos dentes através da realização de um clareamento a laser, porém, esse procedimento só será autorizado pelo dentista após a análise de toda a saúde bucal. Dessa forma, é possível verificar se o paciente não precisa passar por algum tratamento odontológico específico para que possa ter os dentes clareados com laser.

Essa análise deve ser minuciosa, pois a alteração na coloração dentária pode ser o indício da existência de algum problema na estrutura dental, como o desenvolvimento de uma cárie e, portanto, é essencial que o paciente recupere a saúde dos seus dentes antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético.

Qual o preço do clareamento dental a laser?

Visando um sorriso mais branco, o paciente através de uma consulta com o dentista receberá toda a estrutura e informações sobre quanto custa o clareamento dental a laser, quantas sessões serão necessárias para se obter o melhor resultado, os quais serao determinados pela Vital Odonto. O preço do clareamento dental a laser será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista. Por isso é importante que agende uma consulta para que possamos fornecer maiores detalhes.