Prótese Unitária

O que é prótese unitária

Restabelecer a saúde bucal e recuperar a confiança na hora de sorrir, mastigar e falar é algo necessário para manter a autoestima sempre elevada, assim como a qualidade de vida. Quando ocorre a perda de um dente, é aconselhável a colocação de uma prótese unitária, que irá devolver o conforto e a estética natural.

Para realizar a colocação de uma prótese unitária, é necessário fazer uma avaliação prévia das condições bucais, onde o dentista irá analisar a saúde da raiz e outros detalhes. Entenda:

Hoje em dia, todos querem ter um sorriso bonito. Quando ocorre o contrário, por exemplo, na perda de um dente, principalmente na fase adulta, traz consequências que podem diminuir a autoestima da pessoa. Para essas situações, uma solução é recorrer para a prótese unitária.

Esse método utiliza os dentes imediatamente vizinhos do dente perdido para servirem de apoio. Os dentes naturais são desgastados para que seu formato se encaixe perfeitamente na prótese, que nada mais é que uma coroa.

Outro método consiste em suporte que é implantado na base óssea, que deve estar em condições de recebê-lo e funcionam como raiz da prótese. O implante é feito em titânio e é colocado por meio de cirurgia realizada no próprio consultório. Para que se solidifique na base óssea é necessário aguardar pelo menos 5 meses e, após esse período, é colocada a prótese, feita de porcelana e encaixada no implante. Dessa forma, substitui-se o dente perdido, sem necessidade de precisar mexer em outros dentes saudáveis.

Nesses dois procedimentos, tanto a prótese unitária do tipo coroa, como na prótese com pinos, os dentes seguem a coloração dos outros dentes naturais e seu formato será o mais próximo do dente perdido.

Entenda o que é uma Prótese dentária unitária

A prótese dentária unitária consiste na colocação de um único dente artificial, visando restabelecer o sistema mastigatório, a estética e evitar problemas com desequilíbrios nos músculos e articulações da mandíbula. A prótese é fabricada na cor metálica e o dente em resina ou porcelana , deixando um resultado extremamente natural.

Como é colocada a prótese unitária?

O procedimento de colocação da prótese é feito sob anestesia, sendo indolor para o paciente. Se a raiz do dente não estiver saudável, será necessário realizar um implante e somente depois a prótese será instalada.

E se eu não colocar, o que acontece?

Se houver a perda de um único dente e este não for substituído, ocorrerá um desequilíbrio no sistema mastigatório que pode resultar em: problemas na fala, disfunção na mandíbula, alteração nos músculos da bochecha e movimentação dos outros dentes.

Além disso, a falta de um dente pode prejudicar a higienização, comprometendo a saúde bucal que estará vulnerável aos problemas como gengivite, cáries e tártaro.

Cuidados com a prótese

Para evitar problemas bucais e estragos precoces na prótese se faz necessário manter uma rotina de cuidados higiênicos. Aconselha-se utilizar uma escova de cerdas ultramacias no momento da escovação e reforçar a limpeza com fio e enxaguante bucal, eliminando alimentos acumulados e a placa bacteriana.

A perda de apenas um dos dentes pode ser um grave problema na fase adulta da vida, já que compromete a mastigação, a dicção e a própria estrutura bucal. Quando apenas um dente é perdido, os dentes naturais que ainda fazem parte da arcada dentária acabam se readequando para suprir essa lacuna criada pela ausência de um dente. Com o tempo, essa leve movimentação natural pode acarretar diversos problemas bucais e, até mesmo, alterar a fisionomia devido a movimentação dos ossos faciais, podendo afetar também as articulações da mandíbula.

O ideal é que um dente perdido, independente do motivo, seja substituído o mais rápido possível por uma prótese unitária, evitando que ocorram essas modificações negativas na estrutura bucal decorrente da perda de um único dente.

Além de comprometer a saúde, a falta de apenas um dente pode desencadear problemas de autoestima e de relacionamento, tanto pessoais quanto profissionais, já que a insatisfação com a própria aparência pode ser responsável pelo isolamento social, afetando diretamente a qualidade de vida.

Qual o preço da prótese unitária?

O paciente através de uma consulta com o dentista receberá toda a estrutura e informações sobre o preço, procedimentos necessários para colocação da prótese unitária, os quais serão determinados pela Vital Odonto. O preço da prótese dentária unitária será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista. Por isso é importante que agende uma consulta para que possamos fornecer maiores detalhes.

Quem pode ter uma prótese unitária?

Qualquer pessoa que perdeu um dente pode optar pela colocação de uma prótese unitária e a escolha do tipo mais adequado pode ser feita pelo próprio paciente em conjunto com o odontologista responsável pelo tratamento, após a realização de uma análise minuciosa sobre a saúde bucal da pessoa.

Uma das formas da colocação da prótese unitária é utilizar os dentes naturais vizinhos a essa lacuna como apoio para a sustentação da prótese. Esses dentes naturais são desgastados para que a prótese, que nada mais é do que uma coroa, fique perfeitamente encaixada em seu espaço.

Um pino de titânio é implantado no osso para que a prótese fique fixada. O implante do pino de titânio é realizado no próprio consultório odontológico com a utilização de anestesia local. Após a inserção desse pino é necessário aguardar o período de osseointegração, que consiste no total envolvimento do pino de titânio pelo osso. Desta forma se evita o desgaste de dentes vizinhos.

Esse processo de solidificação dura cerca de 3 a 6 meses e somente após esse período de cicatrização a prótese é colocada, evitando que exista qualquer tipo de mobilidade prejudicial para a saúde bucal. Essa prótese unitária é normalmente fabricada em porcelana ou resina, pois esses materiais possuem características visuais muito similares ao de um dente natural. Esse método possibilita a reinserção de um dente sem que seja necessário realizar qualquer tipo de modificação nos demais dentes naturais.

Por que é necessário utilizar uma prótese unitária?

A falta de um dente pode prejudicar a higienização, comprometendo a saúde bucal, já que o acúmulo de bactérias é o principal motivo que desencadeia doenças periodontais que, inicialmente, atingem a gengiva, mas podem chegar até o osso, agravando o problema e comprometendo a estrutura bucal.  A prótese unitária deve receber o mesmo tratamento de higienização que os demais dentes, com escovação diária e utilização de fio dental e enxaguante bucal. O mais indicado, para não comprometer a prótese, é utilizar uma escova dental com cerdas extramacias.

A não utilização de uma prótese unitária para suprir a ausência de um dente pode comprometer a fala e a mastigação, além de que essa lacuna se torna um local ideal para o desenvolvimento de bactérias prejudiciais para a saúde.