Reconstrução Dentária

Dentes com cáries ou traumas (quebrados) trazem desconforto não só estético, mas de saúde bucal, também. Se não tratados, podem causar sérias inflamações e afetar outras partes do organismo. Ao primeiro sinal de um desses problemas é importante procurar um dentista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento de reconstrução dentária. Após a análise preliminar, o profissional irá remover toda parte deteriorada do dente, executar uma limpeza profunda para retirar qualquer resíduo de comida ou bactéria, preparando o dente para receber o material que irá reconstruí-lo.

A reconstrução dentária pode ser feita com os seguintes materiais:

Resinas compostas: a mistura de ingredientes forma uma massa que será colocada na cavidade, no caso do dente com cárie. Este tipo de material composto não é indicado para cobrir grandes áreas, por ser mais frágil que outros materiais e sofrer maior desgaste com o tempo;

Porcelana: este tipo de reconstrução é feito sob medida, no consultório do protético. Depois de pronto é “cimentado” sobre o dente e apresenta boa resistência a manchas. É indicado para cobrir grandes áreas;

Ouro: apresenta grande durabilidade, há relatos de uso por mais de 20 anos. O material é feito sob encomenda em laboratório protético e depois é colocado no dente. É considerado o melhor material para reconstrução, mas tem preço elevado e, hoje em dia é pouco usado.

Reconstruções dentários visam melhorar a qualidade de vida das pessoas

Muitas pessoas concordam que um sorriso bonito e atraente contribui para elevar a autoestima, evitando problemas como depressão, insegurança e falta de confiança na hora de falar em público e até mesmo mastigar.

Alguns problemas bucais podem comprometer a estética do sorriso, sendo aconselhável a reconstrução dentária que irá reabilitar o sistema mastigatório e promover a segurança no momento de sorrir. Esse procedimento é indicado após danos irreversíveis dos dentes causados por doenças como cáries e periodontites.

CONFIRA A SEGUIR, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE RECONSTRUÇÕES:

O que é uma reconstrução dentária?

A reconstrução dentária é um procedimento odontológico que visa restabelecer a forma e função de um ou mais dentes. O dentista irá avaliar a profundidade do problema e se necessário, fará a reconstrução de coroas, facetas, pivôs e próteses sobre implantes. O material utilizado varia de caso para caso, o emprego de porcelanas ou resinas é o mais comum.

Quando é necessário fazer uma reconstrução dos dentes?

A reconstrução dental é indicada em diversos casos, como:

  • Dentes fraturados,
  • Perda de dentes e cavidades ocasionadas por cáries.

Apenas o dentista saberá avaliar se o problema pode ser resolvido com uma reconstrução simples ou complexa, sendo muitas vezes necessário realizar exames e avaliações da estrutura dental.

Por que devo fazer a reconstrução dental?

Ao realizar a reconstrução, o paciente ganha novamente o conforto para mastigar, sorrir e falar, evitando problemas com sua autoestima. Além disso, o procedimento irá reabilitar o sistema mastigatório, prevenindo a ocorrência de disfunções na mandíbula, desgastes e desequilíbrios nos músculos da bochecha.

Cuidados com a higiene

Para evitar problemas bucais é aconselhável seguir uma rotina de cuidados que incluem escovação completa, utilização de fio dental e em alguns casos o enxaguante bucal com ação contra bactérias e cáries. Ao fazer a higienização correta dos dentes, previne-se gengivite, cáries, periodontite e outras doenças que podem levar à necessidade de uma reconstrução.

Dentes quebrados ou cariados precisam receber o tratamento odontológico adequado para que as bactérias não se alojem nesse local nem se espalhem pela boca, o que pode comprometer ainda mais a saúde bucal e todo o organismo. Ao identificar focos de infecção causados por cárie ou um trauma, o dentista irá remover impurezas da área deteriorada. Em seguida, é essencial realizar uma reconstrução dentária, que pode ser feita com diferentes materiais para preencher as falhas da estrutura:

• Resinas compostas – Esse material consiste em uma mistura de ingredientes, formando uma massa que será aplicada na cavidade dental, principalmente após o tratamento de uma cárie. Esse material não é o mais indicado para cobrir grandes áreas, pois são mais frágeis que outros materiais e sofrem um maior desgaste com o tempo.

• Porcelana – A reconstrução com porcelana é feita sob medida no consultório do protético. Depois de pronta, é ‘cimentada’ sobre o dente. Esse material é resistente a manchas e indicado para a cobertura de grandes áreas.

• Ouro – É um material que apresenta muita durabilidade, em alguns casos, dependendo dos cuidados para a conservação do dente, uma restauração dentária feita com ouro pode durar mais de 20 anos. Esse modelo também é feito em laboratório protético e, em seguida, instalado no dente. É considerado o melhor material para realizar uma reconstrução, seu preço também é mais alto do que as demais opções.

Reconstruções dentárias e o aumento da qualidade de vida

Ter um sorriso bonito, capaz de realizar todas as funções bucais, é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida. Uma autoestima elevada evita o desenvolvimento de problemas graves de saúde, como a depressão, falta de segurança para falar em público . Estimula até a boa alimentação. Alguns problemas bucais podem comprometer tanto a estética quanto a saúde, como um dente quebrado ou acometido por algumas doenças como a cárie. Por isso, recomenda-se a reconstrução dentária para recuperar o aspecto saudável dos dentes, reabilitando o sistema mastigatório e promovendo a segurança para voltar a sorrir.

O que é uma reconstrução?

Uma reconstrução dentária consiste na recuperação de um ou mais dentes, restabelecendo seu formato e sua função. Antes de iniciar um processo de reconstrução, o dentista avaliará a profundidade do problema, verificando se é necessário reconstruir as coroas, facetas, pivôs e próteses sobre implantes. O material utilizado varia de acordo com a necessidade da reconstrução e o gosto do paciente, mas as substâncias mais comuns são a resina e a porcelana.

Por que devo fazer a reconstrução dental?

Ao realizar uma reconstrução o paciente conta com a recuperação do seu sorriso, voltando a ter conforto para mastigar, sorrir e falar, evitando problemas de autoestima e de saúde. A reconstrução dental também revitaliza o sistema mastigatório, prevenindo contra o surgimento de problemas mandibulares, desgastes nos dentes e desequilíbrios nos músculos da bochecha.

Qual o preço da reconstrução dental?

Pronto para iniciar o tratamento de reconstrução dentária? A Vital Odonto possui uma estrutura de preços balanceada e que provavelmente caberá em seu bolso. Não deixe que esse problemas como os aqui relatados afete a sua saúde bucal. Pague um valor justo e ganhe uma qualidade de vida melhor. A clínica odontológica Vital Odonto aceita diversos convênios para realização dos tratamentos dentários. Agende sua avaliação diretamente pelo site, mais praticidade e comididade para os nossos clientes e amigos.

Cuidados com a higiene
A principal medida para prevenir problemas bucais é manter uma rotina de higienização bucal completa, com escovação, utilização de fio dental e enxaguante bucal, todos os dias, para eliminar a placa bacteriana, principal causadora de diversas doenças, como a gengivite e as cáries, dentre outros problemas que podem levar à necessidade de uma reconstrução dental.