Fale Conosco
(11) 3392-2195 | (11) 3392-5196

Prótese Móvel

Quando há perda parcial dos dentes a prótese parcial removível pode ser a solução ideal para preencher as lacunas na arcada. No início do tratamento, o dentista tira um molde que será usado para que o protético confeccione a prótese. É importante que a gengiva esteja com boa saúde para não correr o risco de outras perdas de dentes, o que pode comprometer o tratamento, pois a prótese será fixada neles. O protético seguirá como padrão, as cores e formatos dos dentes já existentes. Após a prótese finalizada, é preciso ajustar a peça no paciente para que o encaixe fique perfeito e de acordo com o que foi planejado.

A prótese parcial removível pode ser feita em porcelana (dentes) e a base em metal. Os dentes já existentes, vizinhos à lacuna da arcada, serão utilizados para fixar a prótese parcial removível por meio de pequenos ganchos metálicos que serão encaixados. Com isso, a prótese fica bem fixada e segura para o paciente.

No início de sua colocação a prótese pode causar pequenos ferimentos, pois é um período considerado de adaptação e é preciso consultar o dentista para novos ajustes. A higienização deve ser feita diariamente e a prótese parcial deve ser retirada e também passar por limpeza.

Dentes saudáveis com a prótese móvel
Após perder um ou mais dentes, é necessário procurar por uma alternativa que devolva um sorriso bonito e atraente, além de restabelecer as funções do sistema mastigatório, promovendo a segurança e confiança na hora de comer e falar.

A prótese móvel é uma das opções mais modernas para fazer a substituição de dentes perdidos. Ela oferece uma estética natural, além de deixar o paciente extremamente confortável após a adaptação.

O que é uma prótese móvel?
A prótese móvel é um “equipamento” odontológico utilizado para substituir um grupo de dentes ou todos os dentes. Atualmente, existem dois tipos de prótese: parcial e total (dentadura) que devem ser recomendadas por um dentista especializado, após a avaliação bucal. É necessário fazer a adaptação durante algumas semanas, para excluir qualquer possibilidade de desconforto na hora de falar e mastigar.

Como é feita a prótese móvel?
A prótese é fabricada sob medida por um protético, após o dentista tirar os moldes da boca do paciente. O material irá variar de acordo com o tipo de prótese indicada pelo dentista, podendo ser fabricada com estruturas metálicas, acrílicas ou em plásticos e resinas especiais.

Cuidados com a prótese
Ao manusear a prótese móvel, é necessário utilizar uma toalha ou papel especial. Quando ela estiver fora da boca, coloque-a em um copo com água limpa e filtrada ou em soluções próprias para dentaduras. Jamais utilize água quente, pois isso poderá provocar sua deformação, já que é frágil e delicada.

Cuidados com a higiene bucal
O paciente que utiliza uma prótese móvel deve manter cuidados específicos com a higienização bucal. É necessário fazer a escovação das gengivas, língua e palato antes de colocar a prótese, para estimular a circulação e remover a placa bacteriana. Alguns dentistas aconselham a utilização de um enxaguante bucal bactericida para reforçar a higiene.

Não são somente as pessoas que perderam todos os dentes que precisam investir em uma prótese para voltar a ter uma vida mais saudável, mas quem perdeu apenas parte de sua dentição também pode utilizar próteses para revitalizar sua saúde bucal. Voltar a ter um sorriso saudável é uma das formas de aumentar a autoestima, se alimentar adequadamente com refeições sólidas e interagir com outras pessoas sem medo de se constranger devido a ausência de um ou mais dentes.

A perda parcial de dentes pode deixar várias lacunas na arcada dentária e uma das soluções mais simples e eficazes para reconstituir as funções bucais nesses casos é através da utilização de uma prótese móvel.

A prótese móvel é um dispositivo odontológico utilizado para substituir um grupo de dentes ou todos os dentes. Existem dois tipos de próteses, parcial e total, esta última popularmente conhecida como dentadura. Esse tratamento permite que o paciente volte a sorrir, conversar e mastigar sem necessidade de passar por um processo cirúrgico, já que a prótese pode ser removida pelo usuário.

Como funciona a implantação da prótese móvel
A prótese móvel é fabricada a partir de um molde da boca feito pelo protético para que a peça seja feita especificamente para aquele paciente, com todas as suas particularidades. O material utilizado para essa fabricação normalmente é porcelana ou resina, para os dentes, e metal para a base de sustentação. Essa prótese móvel será apoiada na gengiva e dentes, por isso é essencial que ela esteja saudável para evitar o desenvolvimento de doenças periodontais e, até mesmo, a perda de mais dentes.

Antes de instalar a prótese móvel é essencial realizar algumas verificações e ajustes para que o encaixe da peça na boca seja perfeito. Normalmente, os dentes vizinhos à lacuna que será preenchida pela prótese funcionam como apoio para a colocação da prótese. Mesmo quando a peça já foi completamente ajustada à boca, pode existir algum desconforto no início de sua utilização, devido a um período normal de adaptação. É essencial consultar o odontologista responsável pelo tratamento para que ele realize as adaptações necessárias e recomendar os hábitos mais saudáveis para evitar ferimentos e prejuízos para a saúde bucal decorrentes de uma utilização inadequada da prótese.

Após esse período de adaptação, o paciente não sentirá mais nenhum desconforto com a peça e poderá utilizá-la tranquilamente. A prótese móvel terá a mesma coloração e formato que os demais dentes naturais que ainda restam na boca, deixando sua utilização natural.

Cuidados com a prótese móvel
A prótese móvel precisa ser higienizada diariamente, com escova e pasta de dente e é necessário retirar a prótese para completar a higienização. Esse processo diário garante que as bactérias prejudiciais para a saúde bucal sejam removidas, mantendo também a durabilidade da prótese. Utilizar um enxaguante bucal pode potencializar a higiene, devido a sua ação bactericida.

Para manusear a prótese com segurança é essencial a utilização de um papel especial ou toalha e, quando estiver fora da boca, o ideal é mantê-la em um recipiente com água limpa e filtrada ou em soluções específicas para dentaduras.