Fale Conosco
(11) 3392-5196 | (11) 3392-2195

Raspagem Radicular | Limpeza de Tártaro

As doenças periodontal e gengival (gengivite) quando se instalam podem comprometer toda a estrutura do dente causando a perda óssea e também do dente. Esses casos ocorrem quando elas se instalam em sua raiz, tornando a gengiva inflamada. Aos poucos chega à base óssea comprometendo a fixação do dente, nestes casos é imprescindível um tratamento de raspagem radicular.

A ida ao dentista permitirá que ele faça uma avaliação cuidadosa de sua situação e verifique as condições de sua gengiva, se há alguma inflamação e o grau em que ela se encontra. Se constatada alguma anomalia, o dentista tomará os procedimentos necessários. Uma delas é a realização de uma raspagem radicular, ou mais conhecida como limpeza de tártaro com o uso de instrumentos manuais e/ou aparelhos ultrassônicos. Esse procedimento consiste em raspar, de forma cautelosa e com extremo cuidado a raiz do dente a fim de reduzir a inflamação que afeta a gengiva e deixá-la lisa, para evitar qualquer saliência que possa acumular placa bacteriana, que pode se desenvolver e comprometer o dente.

Pode ocorrer de a gengiva estar extremamente sensível e inflamada. Nessas situações é recomendada a aplicação de anestesia local antes de mexer no dente, para evitar qualquer dor desnecessária. Às vezes, apenas uma consulta não é suficiente para a realização da raspagem radicular, isso irá depender do acúmulo da placa bacteriana no dente do paciente e a situação da gengiva. Mas o dentista irá avaliar a situação e fará as recomendações necessárias.

Raspagem Radicular

Ir ao dentista periodicamente pode evitar diversos problemas periodontais e gengivais, além de ser imprescindível para a qualidade da saúde bucal. De acordo com os dentistas, o tártaro é uma das incidências mais comuns, afetando a maioria das pessoas em diversos momentos da vida.

O excesso de tártaros na raiz dos dentes pode causar inflamação intensa na gengiva, além de comprometer a estrutura óssea. Para removê-los, é necessário realizar um procedimento chamado raspagem radicular, que consiste em raspar cuidadosamente a raiz dos dentes e reduzir a inflamação e saliências prejudiciais à saúde bucal.

Como é feita a limpeza de tártaro?

A limpeza de tártaro é feita manualmente com o auxílio de instrumentos ultrassônicos que irão remover os tártaros e a placa bacteriana da superfície dos dentes, estendendo-se até a linha da gengiva. O procedimento alisará áreas irregulares de modo a impedir o crescimento da placa bacteriana.

A raspagem radicular é dolorosa?

O procedimento só provocará dor em casos de o tecido gengival estar muito sensível e inflamado, sendo necessária a administração de anestesia. Em alguns casos, será necessária fazer a raspagem em sessões, de acordo com o grau da acumulação dos tártaros. Pode ser preciso a utilização de creme dental dessensibilizante antes e após o procedimento.

O que acontece se eu não fizer a raspagem radicular?

Quanto mais o procedimento for adiado, maior será o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, resultando em um quadro grave de inflamação gengival. Neste caso, pode ocorrer sangramento durante a escovação e dores em diversas áreas da gengiva. Além disso, os dentes estarão mais vulneráveis a problemas sérios, como cáries e canal.

Como sei que preciso realizar a raspagem de tártaro?

O surgimento de manchas amareladas junto à raiz do dente é um sinal de que é necessário fazer a remoção dos tártaros. Porém, apenas um dentista poderá fazer a avaliação completa e dizer qual o procedimento mais indicado, afinal existem casos isolados que necessitam ser tratados de forma diferente.

Raspagem radicular, Remoção de Tártaro e Cálculo

Doenças periodontais (nos tecidos que formam a sustentação dos dentes) e gengivas podem, com o tempo, alcançar a raiz dos dentes e o osso alveolar, desencadeando diversos prejuízos para a saúde bucal, caso não recebam o tratamento adequado, como a raspagem radicular, realizada no consultório odontológico.

O agravamento de uma inflamação na gengiva ou na raiz dental pode causar um desgaste ósseo e, consequentemente, a perda do próprio dente. Por isso, é essencial atenção quanto ao aspecto da gengiva para que a doença seja identificada o quanto antes, possibilitando o início do tratamento o mais rápido possível.

Primeiros sinais da existência da gengivite ou periodontite

• Dor ou alta sensibilidade na gengiva;

• Coloração diferenciada mais escura que o normal;

• Gengiva dilatada;

• Recuo da gengiva se afastando do dente.

Somente um dentista poderá identificar a existência de uma gengivite e recomendar a melhor forma de combater a doença.

O que é a raspagem radicular?

A raspagem radicular consiste em raspar a raiz do dente para reduzir a inflamação, retirando o tártaro e placa bacteriana que desencadearam esse quadro. O procedimento é realizado de forma extremamente cautelosa e delicada, evitando ferimentos e sensibilidade na região.

O resultado é uma raiz dental mais lisa, sem qualquer saliência que possa contribuir com o acúmulo de placa bacteriana, reduzindo o processo inflamatório.

Muitas pessoas podem considerar comum a presença de tártaro nos dentes, porém, ao consultar um odontologista, ele pode indicar a necessidade de retirar esse tártaro para garantir a saúde bucal. O excesso de tártaro nos dentes atinge a gengiva e é o principal causador de inflamações e infecções bucais. A raspagem radicular é indicada para a remoção do tártaro que pode já ter alcançado a raiz dos dentes, evitando o desenvolvimento de uma inflamação.

Como é feita a raspagem radicular?

A Vital Odonto conta com os equipamentos manuais e ultrassônicos mais modernos para realizar a raspagem radicular. O procedimento não causa nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas se estiver muito inflamada. Nesse caso, pode existir a necessidade de aplicação de anestesia local.

Esses instrumentos possibilitam a total eliminação do tártaro e da placa bacteriana e pode ser preciso mais de uma sessão para concluir a raspagem radicular, dependendo do grau de acúmulo do tártaro. Pode ser necessário também a utilização de um creme dental dessensibilizante antes e após o procedimento.

É essencial que a raspagem radicular seja realizada assim que o dentista identificar sua necessidade, pois o acúmulo de placa bacteriana e tártaro resultam em um quadro grave de inflamação bucal, caracterizada pela alta sensibilidade da gengiva, presença de sangramento durante a escovação dental, além do aumento da vulnerabilidade dos dentes, que podem ser mais facilmente acometidos pelas cáries e doenças endodônticas.

O que é o tártaro e cálculo dentário retirado na raspagem radicular?

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é resultado da calcificação da placa bacteriana ou biofilme dental. Além de prejudicar a saúde bucal, o tártaro pode ser considerado também um desconforto estético, já que absorve mais facilmente as manchas, devido a sua porosidade, resultando em uma placa de cor mais escurecida que os demais dentes.

A placa bacteriana é incolor, porém, ao ser mineralizada e transformada em tártaro, adquire uma coloração amarelada ou marrom e pode ser identificada na superfície dos dentes ou na própria gengiva.

Cuidados para evitar a formação de tártaro

A higienização bucal diária, como a escovação e o uso de fio dental, é a principal medida para evitar a formação de tártaro e, consequentemente, a necessidade de realização de uma raspagem radicular. Utilizar um creme dental antitártaro também pode ser uma importante medida preventiva.

Depois que o tártaro é formado, somente um dentista pode realizar sua remoção e tentar retirá-lo sem o auxílio de um especialista pode prejudicar a saúde bucal e causar ferimentos graves. Agende seu horário aqui mesmo pelo site em qualquer uma das unidades da Vital odonto e faça uma avaliação da sua saúde bucal.