Bichectomia

Bichectomia: tratamento

Bichectomia consiste em um procedimento estético que tem por objetivo retirar a gordura presente nas bochechas para definir e afinar o contorno facial. A descoberta do volume se deu pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat que viveu entre os anos 1771 e 1802.

François descobriu que apesar de gorduroso seu volume pouco variava com a oscilação de peso, portanto mesmo que ele fosse ideal, o indivíduo poderia ter o rosto arredondado. Além disso, a parte a ser removida apresenta íntima relação com elementos muito importantes da face como os ramos terminais do nervo facial, o ducto parotídeo e os vasos sanguíneos.

Bichectomia o que é?

A cirurgia se dá com a retirada parcial do coxim gorduroso do rosto chamado “Bola de Bichat”, que está situado entre a mandíbula e a maça do rosto. Diferentemente de outras gorduras localizadas, esta não pode ser reduzida a partir de atividades físicas ou dieta, portanto o procedimento necessário é a remoção em centros cirúrgicos ou consultórios.

Ilustração explicativa sobre a Bola de Bichat: Bichectomia

Embora a maior parte da busca por este procedimento seja estético, muitos médicos indicam a cirurgia para pacientes que apresentam lesões por mordeduras na parte interna das bochechas, que causam grandes danos por conta de seu tamanho.

Mesmo que seja estética, é necessário que o paciente busque um especialista para realizar o processo, visto que se trata de uma cirurgia que requer uma avaliação adequada, para que o rosto não perca a naturalidade e a harmonia.

Antes e depois de um tratamento com Bichectomia

Antes da cirurgia, alguns exames são solicitados, para que a partir deles, possa ser detectado possíveis infecções ou alterações no organismo do paciente. Normalmente o médico, esteticista ou profissional dentista precisa de um hemograma, um coagulograma e um eletrocardiograma.

Para realizar a retirada, é aplicada uma anestesia local com ou sem sedação e em raros casos uma anestesia geral. Este passo poderá determinar uma dieta pré-operatória, que o profissional passará para o paciente e que deve ser seguida para que nada de errado aconteça.

Quando realizado em consultório dentista, a anestesia aplicada é semelhante a que o profissional usa para retirada de um dente, e seu efeito passa rapidamente. A necessidade de dosagens maiores pode ser alterada de acordo com a dificuldade do procedimento.

Como citado acima, o local em que o tecido gorduroso está localizado se encontra abaixo de estruturas nobres da região facial. Para acessar esta área, o profissional faz uma pequena incisão na parte interna das bochechas, para que ele possa identificar e manipular a bola de Bichat e realizar o tratamento de Bichectomia.

Estima-se que o tempo do procedimento esteja na média dos 30 minutos, e o principal objetivo é diminuir o volume na região das bochechas. Abaixo pode ser observado o antes e depois da cirurgia de Bichectomia.

Imagem ilustratativa do antes e depois do tratamento de Bichectomia

Quais os riscos de fazer um tratamento de Bichectomia?

O tratamento de Bichectomia tem riscos como qualquer outra cirurgia, embora o procedimento seja realizado em pouco tempo. O maior risco e o que mais preocupa, sem dúvidas, é a paralisia facial, pois o local em que a bola de Bichat está localizada possui muitas glândulas, nervos e artérias, que são estruturas importantes da face.

Além deste risco, o procedimento pode causar: sangramento, hematoma, lesão nervosa e no canal da saliva. Segundo profissionais, a estrutura dentária ou o ramo mandibular do paciente também pode ser afetado.

Para diminuir os riscos que uma cirurgia de Bichectomia pode causar, a maior recomendação é que o procedimento seja realizado por um
profissional capacitado, que tenha amplo conhecimento das estruturas anatômicas da face. Portanto, caso esteja em busca do tratamento, certifique-se que há credibilidade e confiança no local e profissional escolhido.

O tratamento de Bichectomia dói?

Como dito acima, antes do procedimento ser realizado o profissional aplica no paciente uma anestesia normalmente local. Esse processo é fundamental e indispensável, sendo assim, durante a cirurgia não há dor. Além disso, a incisão feita para a retirada é pequena e tem em torno de 5 milímetros.

Após a cirurgia é normal um inchaço local, que é normal por ser se tratar de uma modificação na face e pode permanecer durante os primeiros 3 a 7 dias. Um pouco de dor na face pode ser apresentada durante a recuperação e os médicos podem recomendar alguns passos para que a dor seja diminuída.

Qual o tempo de recuperação do tratamento de Bichectomia?

Estima-se que a recuperação total da cirurgia dura em torno de um mês na maioria dos casos, e é pouco dolorosa. No dia seguinte da retirada, o paciente já pode retornar às suas atividades diárias normalmente, como trabalho e estudos.

Durante este mês de recuperação, é importante evitar exposição solar e o uso de filtro solar é indispensável neste período. Também não é recomendado que o paciente faça esforço e/ou atividades físicas, como correr, treinar na academia ou levantar objetos muito pesados.

O profissional que realizar o procedimento poderá indicar a administração de anti-inflamatórios, como Diclofenaco ou Ibuprofeno
para que o inchaço possa ser reduzido; e analgésicos, como Paracetamol, para evitar e prevenir o surgimento de possíveis dores.

Também é recomendado, de três a quatro vezes ao dia, realizar uma compressa de gelo local, para que o inchaço seja diminuído. Mesmo que seja normal, este processo pode acelerar a recuperação da cirurgia.

Não ingerir alimentos cítricos como abacaxi, laranja, limão e uva nos primeiros quatro dias, para que não tenha contato do ácido presente nas frutas com os pontos da feitos para fechar a incisão realizada durante o procedimento. Não ingerir também, alimentos que apresentem difícil mastigação como amendoim e nozes. Comê-los pode causar dor local e invasão ao ponto. Uma dieta pastosa pode ser recomendada durante os 10 primeiros dias, para que complicações sejam evitadas.

O paciente pode apresentar desconforto na hora de dormir, por isso é recomendado que o paciente deite com a cabeceira da cama levantada, até que o inchaço desapareça. Este processo também pode acelerar a recuperação.

Qual é o preço de um tratamento de Bichectomia?

Com o objetivo de afinar o contorno do rosto e trazer maior satisfação estética ou até mesmo diminuição nas mordeduras causadas pelo tamanho da bochecha, o tratamento de Bichectomia deve ser avaliado por um profissional especializado, para que a partir desta avaliação seja orçado o valor correto para a realização do procedimento. Agende uma consulta na Vital Odonto para que possamos fornecer maiores detalhes.

Agende uma avaliação diretamente pelo site!