Facetas Laminadas

A maioria da população não possui uma arcada dentária esteticamente perfeita com todos os dentes alinhados, exatamente no local em que deveriam estar e sem nenhuma alteração em seu formato ou sua coloração. Imperfeições são muito comuns nos dentes e nem sempre são sinônimo da existência de problemas de saúde.

Esses defeitos simples podem causar um grande desconforto estético para o paciente que procura uma clínica odontológica para deixar seu sorriso exatamente como gostaria. As clínicas odontológicas que investem nas mais modernas tecnologias como a Clínica Vital Odonto já disponibilizam para os seus pacientes uma inovadora técnica de reestruturação dentária conhecida como Faceta Laminada para alterar a coloração, o formato e o tamanho dos dentes sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Até mesmo o espaçamento entre os dentes, que incomoda muitas pessoas, pode ser corrigido com o auxílio das facetas laminadas, fabricadas sempre de acordo com a necessidade individual de cada paciente.

O que é faceta laminada?

Faceta laminada, também conhecida como laminado de porcelana, é um procedimento de restauração que envolve somente a face frontal de um ou mais dentes. O dentista utiliza resinas elaboradas em laboratório ou com porcelanas especiais que conferem um aspecto extremamente natural.

Como funciona a Faceta Laminada?

Essa técnica consiste na aplicação de lâminas diretamente sobre os dentes que serão modificados. As Facetas Laminadas convencionais precisam que os dentes sejam levemente desgastados para que possam ser aplicadas. Já as lentes de contato dentárias não dependem do desgaste dos dentes para sua aplicação.

A aplicação das lâminas solucionam problemas estéticos como a alteração da coloração da dentição ou dentes que passaram por grandes restaurações, para melhorar seu aspecto. Somente um odontologista especialista nessa técnica pode aplicar as facetas após uma verificação minuciosa da saúde bucal do paciente. Isso porque o escurecimento dentário, por exemplo, pode ser o indício da presença de uma doença e não apenas um incômodo estético, portanto, é essencial realizar um tratamento na região antes de aplicar a lâmina.

Indicações da Faceta Laminada

Odontologistas podem indicar a cobertura de um ou mais dentes com a lâmina quando existe uma perda excessiva do esmalte, ou quando a parte frontal foi danificada devido a um tratamento, como o de cáries.

As facetas são fabricadas com materiais resistentes, como porcelanas elaboradas em laboratórios especializados que garantem às peças um aspecto extremamente natural e de acordo com as expectativas do cliente, produzidas em harmonia com a coloração dos demais dentes naturais. As facetas laminadas são aplicadas nos dentes com cimento resinoso altamente fixador, garantindo a longevidade da restauração.

Vantagens das Facetas Laminadas

Essa é uma técnica simples que possibilita a recuperação estética total do sorriso, contribuindo para o aumento da autoestima e da qualidade de vida, levando mais segurança e confiança para sorrir, conversar e se relacionar, tanto na vida pessoal quanto profissional. É uma forma ágil, segura e duradoura de ter o sorriso que sempre sonhou.

A aplicação das facetas contribui também para a preservação de toda a estrutura dental, reduzindo o risco de desgaste decorrente do tempo ou traumas.

Para garantir um sorriso bonito mesmo após a colocação das facetas é essencial manter uma rotina de higienização bucal diária adequada, com escovação após as refeições, utilização de fio dental e enxaguante bucal.

Uma arcada dentária perfeita, é rara. Sempre há algo que pode ser melhorado, como dentes curtos demais, um leve deslocamento natural, separação irregular entre dentes, são alguns pontos que podem ser revertidos com facetas laminadas. Esta técnica consiste em aplicar lâminas diretamente sobre os dentes fixando-as com colas para corrigir imperfeições feitas com materiais, como cerâmica ou resina. Há duas formas de aplicação:

1) As convencionais em que é preciso desgastar um pouco o dente natural que irá recebê-las para que a cola fixe a lâmina melhor;
2) Conhecidas como lentes de contato, dispensam o desgaste no dente e a cola é aplicada diretamente sobre o dente.

A aplicação das lâminas é em grande parte estética, pois além de proporcionar um alinhamento perfeito nos dentes, ainda podem encobrir aqueles que estão escurecidos e torná-lo uniforme em relação ao restante da arcada.

Esta técnica também é bastante utilizada para cobrir dentes com grandes restaurações e que necessitam ser corrigidos.

Você sabe o que são facetas laminadas?

Não é novidade para ninguém que o sorriso bonito ocupa um papel fundamental quando o assunto é estética, além de ser o reflexo da saúde bucal. Para manter o sorriso sempre belo e atraente, é necessário realizar consultas periódicas ao dentista, evitando-se assim a ocorrência de problemas e doenças.

Um dos procedimentos mais procurados para recuperar a estética dos dentes são as facetas laminadas, indicadas em diversos casos onde há a necessidade de restaurar a face frontal dos dentes.

Quando é indicada a faceta laminada?

Este tipo de restauração é indicada quando há perda excessiva de esmalte, dentes escurecidos, dentes malformados ou em casos em que houve muitas restaurações na face frontal por problemas com cáries. A faceta laminada é extremamente resistente devido aos materiais e métodos de colagem modernos, utilizados no procedimento.

Quais são as vantagens?

A faceta laminada recupera a estética dos dentes, trazendo maior confiança e segurança na hora de sorrir. Sem dúvida, o paciente notará uma elevação na autoestima quando ver o resultado extremamente natural e atraente proporcionado pela faceta laminada.

Além disso, o procedimento ajuda na preservação estrutural dos dentes, evitando desgastes precoces e corrigindo o aspecto anatômico de dentes mal formados.

Cuidando dos dentes

Para manter o sorriso sempre bonito, mesmo após a restauração com faceta laminada, é necessário ter vários cuidados com a higiene bucal. A escovação deve ser feita de forma completa, logo após a utilização do fio dental. Lembre-se também de reforçar a limpeza com um enxaguante bucal, evitando acúmulo de placa bacteriana e prevenindo cáries.

Qual o preço da Faceta laminada?

Visando um melhor sorriso, o cliente através de uma consulta com o dentista, especialista em faceta laminada, receberá toda a estrutura e informações de valores os quais são determinados pela Vital Odonto. O preço da faceta laminada será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista.

Agende sua avaliação com nossos especialistas diretamente pelo site!