CONHEÇA OS NOSSOS TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS
A endodontia consiste na área específica da odontologia voltada para o tratamento de doenças e lesões na polpa e na raiz dos dentes. A endodontia também é conhecida popularmente como tratamento de canal e consiste na remoção do tecido mole que se encontra no canal do dente que pode estar inflamado, infectado ou necrosado.
O que pode gerar um tratamento de canal?
A quebra do dente ou quando uma cárie é profunda e acaba afetando sua polpa – parte viva e repleta de vascularização e terminações nervosas localizadas dentro da raiz – são os principais motivos que geram a necessidade de um tratamento endodôntico. Quando a polpa se danifica ela pode infeccionar ou morrer e precisa ser retirada para que não cause dores e nem comprometa ainda mais a saúde bucal. Infecções podem se espalhar para as demais estruturas bucais, como os ossos da arcada dentária, a gengiva, além dos demais dentes, por isso é essencial procurar uma clínica odontológica assim que surgir qualquer desconforto.
Quando é necessário realizar um tratamento de endodontia?
Somente um dentista pode diagnosticar o desenvolvimento de uma doença que precise de tratamento de canal. Uma das situações mais comuns na endodontia é quando uma cárie se torna muito profunda, atingindo a polpa dental.
É essencial consultar um odontologista especialista em endodontia, pois a remoção da polpa dentária afetada é um processo cirúrgico minucioso, realizado essencialmente com a aplicação de anestesia. Para evitar a extração do dente, o odontologista realiza o tratamento de endodontia e são necessárias várias etapas e consultas ao dentista para que o quadro seja definitivamente solucionado.
Após aplicar a anestesia, o odontologista realiza uma abertura no dente que receberá o tratamento. Por essa abertura, a polpa dentária morta ou infeccionada é extraída. Em seguida, os canais dentários e o espaço pulpar são esvaziados e limpos para receber o preenchimento. O material próprio para o preenchimento é aplicado em cada um dos canais dentários, que são cimentados e podem receber pinos de plástico ou metal, garantindo a resistência do dente tratado. Para finalizar, o dente que passou pelo tratamento de endodontia recebe uma coroa para que fique com um aspecto natural.
O que causa cáries?
As cáries são desencadeadas principalmente pela higienização inadequada dos dentes. A má escovação ou sua falta podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias que resultam nas cáries. O acúmulo de açúcar na superfície dos dentes é um dos fatores mais comuns que contribuem para o surgimento das cáries. Algumas pessoas são ainda mais vulneráveis ao surgimento desse problema devido à baixa produção de saliva.
Como evitar a necessidade de um tratamento endodôntico decorrente de uma cárie?
A forma mais eficaz de evitar o surgimento de cáries é manter uma rotina de cuidados diários com a saúde bucal, como a escovação dos dentes após as refeições, principalmente após o consumo de doces, a utilização de fio dental e enxaguante com ação contra bactérias e até mesmo, a utilização de flúor na concentração de 0,05% como método de profilaxia.