(11) 3392-5196 | (11) 3392-2195

Ortodontia | Aparelho Autoligado

aparelho ortodôntico autoligado o que é?

Para fazer a movimentação dos dentes e deixá-los em posição correta é necessário que o fio de aço, que passa pelos braquetes do aparelho fixo convencional, exerça uma força constante e gradativa. Dependendo do material utilizado, da largura entre os braquetes, da distância entre eles e a espessura do fio, podem causar atrito com as bochechas e a língua. A diminuição do atrito pode ser obtida aumentando a pressão colocada no fio, mas é uma medida perigosa, pois a força pode ser muito grande e danificar as estruturas que suportam os outros dentes e resultar em um quadro irreversível, para não correr esse risco, a ortodontia desenvolveu o aparelho Autoligado.

Os braquetes autoligados evitam esse tipo de atrito, pois possuem uma espécie de “tampinha” que abre e fecha sobre o slot do braquete, dispensando o uso de borrachinhas ou fios de amarrilho.

A fixação do fio no braquete autoligado é feita no sistema embutido e ainda oferece outras vantagens:

• Causa menos danos ao tecido de suporte;
• A consulta fica mais rápida, pois a manutenção é mais ágil;
• Diminui o tempo de tratamento;
• O tempo entre uma consulta e outra pode ser ampliado;
• Melhora o controle da higienização.

Tudo sobre braquetes autoligados

O aparelho ortodôntico autoligado é uma das inovações odontológicas mais procuradas nas consultas ao dentistas, seja para corrigir imperfeições estéticas ou para arrumar problemas funcionais, que afetam a fonética e a mastigação.

Uma ótima opção para quem busca o realinhamento dos dentes são os braquetes interligados, que possuem diversas vantagens, quando comparados aos aparelhos convencionais.

O que são braquetes autoligados?

Os aparelhos autoligados são compostos braquetes modernos, que não necessitam de borrachinhas coloridas para prender o arco. Em vez de borrachinhas, eles possuem uma tampa que fecha quando o dentista posiciona o arco, diminuindo o atrito. Isso faz com que os dentes deslizem facilmente alcançando a posição desejada mais rapidamente.

Quais os benefícios dos braquetes autoligados?

Muitas pessoas consideram as borrachinhas desagradáveis esteticamente, sendo os braquetes autoligados uma ótima opção para quem é dessa opinião. Além disso, eles acumulam menos sujeira, diminuem o tempo de tratamento e precisam de manutenção apenas uma vez ao mês.

Quem pode utilizar os braquetes autoligados?

Todos os pacientes que precisam realinhar os dentes podem optar pelo braquete autoligado, fazendo uma escolha moderna e eficaz para correção de problemas estéticos e funcionais. Após a colocação dos braquetes é necessário ficar atento à higienização bucal, seguindo as recomendações dadas pelo dentista que irá falar sobre escovação, utilização de fio dental e enxaguante bucal.

Por que é necessário realinhar os dentes com um tratamento ortodôntico?

Ter um sorriso bonito e atraente é uma ótima maneira de elevar a autoestima. De acordo com psicólogos, se houver a real necessidade de um tratamento ortodôntico, esta não deve ser ignorada de modo a evitar problemas como insegurança, falta de confiança e isolamento social. Além disso, o tratamento irá corrigir problemas funcionais como mordida cruzada que afeta a fala e a mastigação.

O que são os Aparelhos autoligados?

Uma das opções mais confortáveis para a realização de um tratamento com aparelho fixo é utilizando braquetes autoligados. Os aparelhos fixos exercem uma força gradativa e constante para que os dentes sejam reposicionados e alguns fatores, como o material utilizado para a fabricação desse aparelho, a largura dos braquetes, a distância entre eles e a espessura do fio, podem causar atritos com as bochechas, gerando incômodos e até pequenos ferimentos.

Esse é um dos tratamentos mais procurados e eficazes para pessoas que pretendem corrigir problemas na saúde bucal decorrentes do mal posicionamento dos dentes, que acabam afetando a mastigação e a fonética ou simplesmente para quem quer corrigir o posicionamento dos dentes por questões estéticas.

A redução do atrito entre o aparelho e a mucosa bucal poderia ser feita a partir do aumento da força disponibilizada o fio, porém, essa medida é arriscada, já que a alta pressão pode danificar as estruturas dos outros dentes.

Com os braquetes autoligados é possível reduzir esse atrito, evitando machucados e dores, sem nenhum risco para a estrutura do aparelho ou para os dentes. Esse tipo de braquete funciona como uma “tampinha” capaz de abrir e fechar sobre o slot, dispensando a utilização de borrachinhas ou fios de amarrilho.

Dessa forma, a fixação do fio é feita no sistema embutido e oferece diversas vantagens, causando menos dano ao tecido de suporte, agilizando as consultas de manutenção do aparelho, reduzindo o tempo necessário para a conclusão do tratamento, além de tornar sua higienização mais fácil e eficaz.

Os braquetes autoligados são uma das opções mais procuradas também por adultos, pois evita constrangimentos causados pelas borrachinhas que normalmente ficam nos braquetes comuns, chamando a atenção para o aparelho. Essa estrutura composta por uma “tampinha” em vez de borrachas também contribui muito para a melhora da higienização dos dentes, facilitando a escovação e reduzindo o acúmulo de bactérias que desencadeiam diversas doenças, como as cáries e os problemas periodontais, que primeiramente afetam as gengivas, mas que podem chegar até os ossos e comprometer toda a base da arcada dentária.

Por isso, a higienização dos dentes e braquetes é essencial após cada refeição, evitando o acúmulo de restos de alimentos que contribuem para a proliferação dessas bactérias. A contribuição do paciente é essencial para manter a saúde bucal durante todo o período em que o tratamento é realizado, através da escovação, fio dental e enxaguante bucal. Evitar muitos doces e alimentos muito duros, que possam danificar os braquetes, também é uma forma de preservar a saúde bucal.

Qual o preço do Aparelho autoligado

Visando um melhor sorriso, o cliente através de uma consulta com o dentista receberá toda a estrutura e informações de valores os quais são determinados pela Vital Odonto. O preço para colocar aparelho autoligado será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista.

Agende seu horário diretamente pelo site.