Aparelho Móvel – Tratamento de ortodontia

Entenda como funciona um aparelho móvel

O aparelho móvel faz pequenos movimentos nos dentes e é ideal para crianças, principalmente entre os 6 e 12 anos, pois elas estão em fase de crescimento e, portanto, os dentes não estão totalmente estabilizados. Por ser móvel, a tentação de não usá-lo é grande, afinal, no início, causa certo desconforto ao usuário. Mas é preciso usar constantemente, durante o dia e, principalmente, à noite. Este tipo de aparelho precisa de ajustes a cada mês para um bom resultado, pois a cada consulta o ortodontista realiza ajustes sutis que vão alterando a configuração do aparelho móvel.

A higienização dos dentes deve ser feita de maneira normal, com boa escovação e uso do fio dental, pois a retirada e a colocação do aparelho são feitas de forma simples e rápida.

O corpo do aparelho móvel é produzido com resina acrílica e os arcos e molas são feitos com fios de aço de alta resistência. Se o paciente tem uma arcada estreita, pode-se ainda usar expansores fixados com parafusos para aumentar e deixá-la mais larga de forma gradativa.

O uso do aparelho móvel pode ser necessário de um a dois anos, tempo suficiente para corrigir problemas ósseos e funcionais da arcada. Se, mesmo assim, for necessária uma correção mais efetiva, é colocado o aparelho fixo que irá posicionar os dentes de forma definitiva.

Cuidando do seu aparelho móvel

Ter um sorriso bonito e atraente é o desejo de muitos jovens e adultos que possuem dentes desalinhados, apinhados ou desequilíbrios relacionados à mandíbula, como a mordida cruzada. Para ter o sorriso dos sonhos, a maioria dos dentistas recomendam a colocação de um aparelho ortodôntico que fará a movimentação dos dentes, alinhando-os da forma desejada.

Uma das opções muito utilizadas é o aparelho móvel, indicado para movimentações leves ou para a manutenção pós-aparelho fixo. Ao utilizar qualquer aparelho ortodôntico, é necessário redobrar a atenção para não perdê-lo ou danificá-lo.

Confira a seguir, algumas dicas de como cuidar do seu aparelho móvel :

O que é um aparelho móvel?

Um aparelho móvel ou removível é aquele que pode ser encaixado nos dentes e pode ser retirado a qualquer momento pelo paciente. São utilizados por um determinado período, de acordo com a recomendação do ortodentista. Este aparelho irá provocar a movimentação dos dentes, realinhando-os de modo a excluir problemas estéticos e funcionais.

Guardando o aparelho

Muitos usuários de aparelho móvel guardam a peça de maneira errada, utilizando até mesmo guardanapos quando o retiram para a refeição. O correto é guardá-lo em uma caixinha especial, fornecida pelo dentista e colocá-lo imediatamente na bolsa ou mochila, evitando perdas e prejuízos.

Como limpar o aparelho móvel

O aparelho móvel deve ser higienizado com água e sabão neutro ou pasta de dentes. Se quiser reforçar a limpeza, basta imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas. Seque-o com uma toalha limpa ou papel toalha e guarde-o na caixinha especial, que também deve estar completamente higienizada.

Evitando perdas

Para evitar perdas, não coloque o aparelho móvel em outro local que não seja a caixa dele. Lembre-se também de não deixar a caixinha em lugares públicos, pois é possível perdê-lo com mais facilidade.

Certifique-se que não está sentando ou pisando na peça, pois se trata de um equipamento frágil e caro.

Saiba mais sobre o que é o aparelho móvel?

O aparelho móvel é o aparelho ortodôntico que pode ser removido, sendo apenas encaixado nos dentes. Exatamente devido a essa autonomia do paciente, é essencial sua colaboração, mantendo o aparelho nos dentes pelo maior tempo possível ou seguindo especificamente as recomendações do ortodontista, para garantir que o resultado esperado seja alcançado no tempo previsto.

O aparelho móvel é uma das técnicas odontológicas utilizadas para realizar pequenos movimentos na arcada dentária e, por isso, é ideal para realizar o alinhamento dentário em crianças dos seis aos doze anos, já que durante esse período estão ainda em fase de crescimento. Caso o paciente possua uma arcada dentária estreita, ele pode optar por utilizar expansores para aumentar sua largura gradativamente.

Quando devo iniciar o tratamento com o aparelho móvel?

É essencial iniciar o tratamento ortodôntico o quanto antes, mesmo quando a criança ainda possua dentes de leite, para evitar o comprometimento da saúde dos dentes definitivos, que podem ter seu nascimento prejudicado devido a uma estrutura bucal inadequada.

Esse tipo de aparelho precisa ser mensalmente ajustado no consultório odontológico para que tenha o efeito esperado. Para um resultado satisfatório é essencial utilizar o aparelho constantemente ao longo do dia, principalmente no período da noite. O aparelho deve ser retirado antes das refeições e higienizado diariamente, através da escovação. O corpo do aparelho móvel é feito de resina acrílica e os arcos e molas são produzidos com fios de aço de alta resistência.

Pode ser necessário de um a dois anos de tratamento com o aparelho móvel para corrigir problemas ósseos e funcionais da arcada dentária. Caso exista a necessidade de correções após esse tratamento, o ortodontista pode indicar a utilização de aparelho fixo para concluir todo o realinhamento da arcada dentária.

Qual o preço do aparelho móvel?

Visando a correção da estrutura dentária, o paciente através de uma consulta com o dentista receberá toda a estrutura e informações sobre os preços, qual será o tempo de uso do aparelho móvel e seus respectivos procedimentos, os quais serão determinados pela Vital Odonto. O preço do aparelho móvel será de acordo com cada condição apresentada pelo paciente e através das suas necessidades, a qual será avaliada pelo cirurgião-dentista. Por isso é importante que agende uma consulta para que possamos fornecer maiores detalhes.

Ortopedia funcional com os aparelhos móveis

Os aparelhos móveis são considerados parte importante do processo de Ortopedia Funcional – especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. Essa técnica tem como objetivo principal corrigir problemas que a criança possa apresentar na mandíbula, como a mordida cruzada.  Os problemas de mordida são decorrentes do mau posicionamento da própria mandíbula ou arcada dentária e o processo de correção dessas regiões pode começar mesmo quando a criança possui ainda os dentes de leite, através de aparelhos móveis.

A utilização do aparelho móvel também é indicada para a contenção do resultado obtido após um tratamento ortodôntico com um aparelho fixo. O período de utilização do aparelho móvel para essa finalidade será definido pelo próprio ortodontista responsável pela prescrição do tratamento.

A falta desse tratamento pode gerar diversos incômodos futuros na estrutura óssea bucal, como problemas temporomandibulares que causam enxaquecas, dores nos ossos da face e nas articulações responsáveis pelo movimento da mastigação, comprometendo essa função bucal.

Como limpar o aparelho móvel

A higienização do aparelho móvel precisa ser feita com água e sabão neutro ou pasta de dentes. Para reforçar a limpeza, basta imergi-lo em uma solução de enxaguante bucal que possua ação bactericida. O aparelho precisa ser secado com uma toalha limpa ou papel toalha e deve ser guardado na caixinha especial em seguida ou recolocado nos dentes.