Fale Conosco
(11) 2193-1452 | (11) 2193-1440

Ortodontia | Aparelho Odontológico

Ortodontia
Milhares de pessoas buscam a ajuda da odontologia todos os dias, seja para conquistar um sorriso perfeito ou para fazer a manutenção da saúde bucal. Uma das especialidades mais procuradas é a ortodontia, que cuida da estética e posicionamento dos dentes na arcada dentária. Fazer a correção de dentes apinhados ou desnivelados previne problemas com a articulação temporomandibular, facilita o momento da escovação e higienização, além de contribuir para a elevação da autoestima. O tratamento ortodôntico é, sem dúvida, uma das melhores opções para deixar a boca mais bonita e saudável, garantindo dentes fortes que podem durar a vida toda.

O que é ortodontia?
A ortodontia é uma especialidade da odontologia que se ocupa da parte estrutural e estética da arcada dentária, promovendo tratamentos com aparelhos específicos que irão fazer a movimentação dos dentes. Os tratamentos ortodônticos solucionam problemas como apinhamento, desnivelamento, diastema, mordida cruzada e outros.

Antes de tudo, é necessário realizar uma consulta ao ortodontista, para avaliar a necessidade da utilização de uma aparelho fixo ou móvel.

Tratamentos e suas diferenças.
Na ortodontia, existem tratamentos com diferentes tipos de aparelho, cada um indicado para um determinado caso.

Aparelho fixo: o tipo mais utilizado de aparelho, composto por bandas, fios e braquetes, ideal para tratamentos a médio e longo prazo para corrigir o posicionamento dos dentes.

Aparelho fixo especial: esta opção é utilizada principalmente por quem tem “língua presa”, mas deve ser indicada apenas como último recurso, devido ao desconforto que o aparelho provoca durante as refeições.

Aparelho móvel: o aparelho móvel pode ser utilizado em casos em que seja necessário promover o nivelamento dos dentes, o reposicionamento da mandíbula, a expansão do palatino e outras correções. Esta opção de aparelho é extremamente prática e cada vez mais utilizada pelos ortodontistas, pois podem ser retirados no momento da refeição e para higienização.

Como sei que preciso de um tratamento ortodôntico?
Apenas um ortodontista poderá dizer se há a necessidade da colocação de um aparelho. Aconselha-se a consulta para a realização de uma avaliação clínica, que inclua radiografias especiais para verificar a parte estrutural óssea e mandibular. Isso irá detectar problemas e desordens passíveis de serem tratadas pela ortodontia, para em seguida dar início ao tratamento.

Vantagens
A realização de um tratamento ortodôntico garante a saúde bucal, evitando uma série de problemas relacionados à mandíbula, estruturas e articulações, além de promover o melhoramento na estética. Os dentes se tornam simétricos resultando em um sorriso que irá atrair atenções e elogios, elevando a autoestima.

A ortodontia é uma das especialidades odontológicas mais famosas, pois consiste na revitalização bucal através do reposicionamento de dentes e demais estruturas bucais, garantindo que as funções bucais sejam realizadas adequadamente.

Os tratamentos ortodônticos garantem também a recuperação estética do sorriso, com o alinhamento dos dentes na arcada dentária, corrigindo dentes apinhados ou desnivelados, prevenindo também problemas temporomandibulares. A correção do posicionamento dos dentes contribui também com a realização da higienização bucal, prevenindo o desenvolvimento de doenças decorrentes do acúmulo de bactérias.

Para que serve um tratamento ortodôntico?
A ortodontia é uma especialidade da odontologia que se ocupa da parte estrutural e estética da arcada dentária, com a utilização de aparelhos dentários fixos ou móveis para realizar a movimentação dos dentes, visando seu correto posicionamento na arcada dentária. Os tratamentos ortodônticos solucionam problemas como apinhamento, desnivelamento, diastema, mordida cruzada, dentre outros que podem ser identificados pelo ortodontista.

Tratamentos ortodônticos e suas diferenças:
Na ortodontia existem diferentes tipos de aparelhos, cada um recomendado para solucionar um tipo de problema específico.

Aparelho fixo
Esse é o tipo de aparelho mais utilizado, composto por bandas, fios e braquetes e é ideal para tratamentos a médio e a longo prazo para corrigir o posicionamento dos dentes.

Aparelho fixo especial
Um aparelho fixo especial é utilizado principalmente para quem tem a língua presa, mas é utilizado somente como último recurso, pois pode causar um certo desconforto no momento das refeições.

Aparelho móvel
O aparelho móvel é indicado principalmente para tratamentos ortodônticos em crianças que ainda possuem dentes de leite, porém, é utilizado para promover o nivelamento dos dentes, o reposicionamento mandibular, a expansão do palatino, dentre outros problemas que podem ser solucionados pela ortopedia funcional. Esse tipo de aparelho pode ser removido no momento das refeições para ser higienizado.

Como identificar a necessidade de um tratamento ortodôntico
Apenas um ortodontista poderá avaliar a real necessidade de realização de um tratamento ortodôntico. Para isso, é necessária uma avaliação clínica para detectar problemas e desordens bucais que possam ser solucionadas através da ortodontia. Para essa verificação pode ser necessária a utilização de radiografias especiais para analisar a parte estrutural óssea e mandibular, indicando o tratamento ortodôntico adequado.

Vantagens do tratamento ortodôntico
O tratamento ortodôntico garante a saúde bucal, evitando problemas relacionados à mandíbula, estruturas e articulações, promovendo também a melhora da estética dental. Os dentes se tornam simétricos, resultando em um sorriso mais bonito e saudável, contribuindo para a recuperação da autoestima.