Fale Conosco
(11) 3392-2195 | (11) 3392-5196

Prótese sobre Implantes

Quem utiliza prótese removível sabe que segurança total não existe. Como ela é apenas apoiada na gengiva – caso da arcada inferior – e também no céu da boca – arcada superior – a probabilidade dela sair do seu encaixe é muito grande. As atividades cotidianas como mastigar, assoprar ou até mesmo ao falar, podem criar situações constrangedoras, pois as próteses removíveis podem se movimentar ou até mesmo “saltar” da boca.

Para evitar essas situações vexatórias, a ortodontia tem uma solução chamada de prótese sobre implante, que é um tipo de dentadura que é fixada sobre implantes dentários. Mas há duas condições para que esse tipo de procedimento seja implementado:

1) Não ter nenhum dente na arcada dentária para que não interfira na acomodação da prótese;

2) Ter uma base óssea suficiente para suportar o implante de pinos de titânio que sustentarão a estrutura.

Existem dois tipos de próteses sobre implantes no mercado. Nos dois casos é preciso de, pelo menos, dois implantes para que a prótese fique bem fixada. Vamos a elas:

Próteses fixas em barras: formada por uma barra metálica que acompanha a curvatura da mandíbula. A dentadura é colocada sobre essa barra e estabilizada;

Próteses fixas em esferas: cada implante recebe uma esfera que fará o encaixe na dentadura, que é preparada para isso.

A higienização da prótese sobre implante deve ser a mesma da prótese removível, ou seja, ser retirada todas as noites e deixá-la descansar em uma solução de água e detergente próprio para isso. Na boca deve ser feita uma escovação leve apenas para retirar qualquer resquício de comida. O uso de enxaguante bucal é recomendado.

Tudo a respeito de prótese sobre implante
Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, é necessário recorrer à reabilitação bucal que devolve a autoestima e a confiança na hora de falar, mastigar e sorrir. Com os avanços da odontologia, atualmente, é possível colocar uma prótese sobre implante de forma a recuperar a segurança e o sorriso com aspecto natural.

Esta tecnologia é utilizada por diversos especialistas, sendo necessária uma avaliação prévia do caso para verificar qual é o tratamento de reabilitação mais indicado. A prótese sobre implante, também conhecida como protocolo, pode ser feita em homens e mulheres de várias idades.

Confira, a seguir, mais informações sobre o assunto:

O que é prótese sobre implante?
A prótese sobre implante é uma técnica odontológica criada para fazer a reabilitação bucal de pacientes que perderam um grupo de dentes ou todos os dentes. A técnica consiste em realizar primeiramente o implante de raízes artificiais e em seguida instalar uma prótese fixa com o aspecto de dentes naturais.

Vantagens
O paciente que recebe a prótese sobre implante terá as funções do sistema mastigatório restabelecidas, além de pode contar com a máxima segurança e confiança na hora de sorrir e falar. De acordo com psicólogos, o sorriso desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, evitando problemas como depressão.

Como é feito?
Após realizar uma consulta no dentista, o paciente irá se submeter ao primeiro passo: o implante de raízes artificiais. Este processo é feito sob anestesia, evitando dores e desconfortos no ato cirúrgico. O segundo passo é a colocação da prótese de acrílico com dentes em resina ou porcelana.

Higiene
Depois de instalada a prótese sobre implante, é necessário manter vários cuidados de higiene bucal, evitando problemas na gengiva. O dentista irá aconselhar sobre o melhor tipo de escova dental, além de explicar como deve ser feita a higienização correta dos novos dentes. Muitas vezes, é necessário reforçar a limpeza com um enxaguante de ação bactericida para evitar acúmulo de placa.

A perda de um ou mais dentes, decorrente do avançar da idade ou de algum trauma, pode acarretar em diversos prejuízos para a saúde geral e não somente para a saúde bucal, além de comprometer a vida social e profissional, já que a falta de uma dentição completa pode afetar a autoestima. Uma das principais formas de recuperar o sorriso e reconstruir uma imagem positiva sobre si mesmo é através da reconstituição da arcada dentária, com instalação de próteses sobre implantes, como a prótese protocolo.

As mais simples atividades cotidianas, como mastigar, assoprar ou até mesmo falar podem ser um grande desafio para pessoas que utilizam próteses dentárias removíveis para reconstituir seu sorriso. Isso porque esse tipo de prótese pode se movimentar e até mesmo sair da boca enquanto o paciente conversa, por exemplo, gerando uma situação constrangedora.

Uma alternativa para reconstituir o sorriso de forma mais segura é investir em próteses sobre implantes. Essa solução se assemelha a uma dentadura, porém, é encaixada sobre os pinos de titânio utilizados para a instalação dos implantes dentários. Para que esse procedimento possa ser realizado é essencial que o paciente possua algumas características, como a ausência total de dentes para que a prótese sobre implantes fique adequadamente acomodada na boca e ter uma base óssea suficiente para suportar o implante de pinos de titânio que vão sustentar a estrutura da prótese.

As próteses sobre implantes possuem a grande vantagem de serem fixas, fornecendo sensação maior de segurança, sem riscos de deslizarem enquanto o paciente mastiga ou conversa, por exemplo. Mesmo sendo fixa na boca, a prótese sobre implante pode ser retirada pelo paciente, para garantir uma higienização completa da peça.

Quando o paciente não apresenta uma densidade óssea adequada para receber a prótese sobre implante – já que os pinos de titânio que sustentarão a prótese serão diretamente inseridos na base óssea – poderá ser realizado um enxerto ósseo para que essa estrutura possa receber os pinos que serão a base da nova dentição.

Procedimento para a inserção da prótese sobre implante
Após a avaliação positiva do odontologista, através da análise de exames específicos e da verificação das condições da estrutura bucal pessoalmente no consultório, os pinos de titânio serão implantados no osso. Esses pinos são de titânio, sendo 100% compatíveis com o tecido ósseo. Todo esse processo de instalação das raízes artificiais é realizado com o paciente sob o efeito da anestesia. Em seguida é instalada a prótese de acrílico com dentes feitos em resina ou porcelana. A escolha desse material utilizado para os dentes é feita entre o odontologista e o paciente, de acordo com suas características individuais e preferências.

Higienização e cuidados com a prótese sobre implante
A higienização da prótese sobre implante deve ser realizada através da escovação, utilizando escova de dentes e pasta dental para retirar qualquer resquício de alimentos, passar fio dental ou  escovas interdentais e, com isso, reduzir o acúmulo de bactérias prejudiciais para a saúde bucal.

A prótese apoiada sobre implantes precisa ser retirada e colocada em uma solução de água com detergente específico durante o período em que o paciente estiver dormindo, contribuindo com a conservação da peça.

Principais vantagens da prótese sobre implante
As principais vantagens da prótese sobre implante é a total revitalização das funções do sistema mastigatório, de forma segura e a recuperação da confiança em se relacionar com as pessoas, já que esse tipo de prótese não oferece riscos de deslizamentos, pois é fixa na boca e somente o paciente ou o odontologista podem retirá-la.