PRÓTESE DENTÁRIA

A perda total dos dentes é um problema que pode atingir homens e mulheres em qualquer idade, desencadeada por inúmeros fatores que variam em cada organismo. A falta de cuidados com os dentes, principalmente quanto à higienização, que consiste na escovação dental diária, na utilização de fio dental e enxaguante bucal, é um dos motivos mais comuns que resultam na perda da dentição. O próprio envelhecimento pode ser responsável pela perda de dentes, já que existe um desgaste natural dessas estruturas.

Felizmente, a implantodontia está em constante evolução tecnológica e a Vital Odonto investe em materiais da melhor qualidade para disponibilizar as mais diversas opções para que todos os seus pacientes recuperem suas funções bucais e voltem a sorrir sem medo.

Uma das formas mais seguras e eficazes de reconstituir a arcada dentária é a técnica da Prótese Fixa, que consiste em um procedimento odontológico utilizado para restaurar parcialmente ou por completo a coroa dentária. Por ser fixa, não existe a possibilidade de o paciente removê-la, portanto, sua higienização deve ser feita diariamente com escova e pasta de dentes, como é realizada com a dentição natural, após cada refeição.

Existem alguns tipos de próteses fixas:

Coroas dentárias: Funcionam como uma capa e são fixadas em um dente natural para recuperá-lo de algum trauma, como um acidente que possa ter resultado na quebra de parte desse dente. Esse procedimento recupera a aparência natural do dente, devolvendo também suas funções mastigatórias e estéticas. Quando não existe raiz dentária é realizada uma cirurgia de implante para substituição desta raiz. Em seguida, será confeccionada uma coroa fixa para ser aplicada sobre esse implante.

Ponte dentária: A ponte dentária é uma solução extremamente eficaz para as lacunas na arcada dentárias desencadeadas pela ausência de alguns dentes. Os dentes vizinhos são preparados para servirem de pilares a essa prótese fixa preenchendo assim, toda área desdentada.

Próteses totais fixadas por implantes dentários: Essa técnica consiste na inserção de implantes dentários para fixarem próteses totais, garantindo maior segurança para a realização das funções básicas, como a mastigação, a fala e, até mesmo, para sorrir. Essa prótese é capaz de deixar a boca com aspecto saudável de forma natural, tornando imperceptível sua presença, além de ser extremamente confortável para o paciente – protocolo de Branemark.

Características e cuidados com a Prótese Fixa
Uma prótese fixa tem a duração média de cinco anos, mas isso depende muito dos cuidados do próprio paciente. Quando a prótese fixa é adequadamente higienizada e existe o acompanhamento de um protético e implantodontista para avaliá-la constantemente é possível estender esse período.

Além disso, a escolha de um profissional que seja especialista em próteses faz toda a diferença no resultado final, já que utilizam materiais e equipamentos de alta qualidade, além de planejarem cada passo do tratamento de acordo com as características individuais de cada paciente. Escolher uma clínica odontológica séria e comprometida com o sucesso de seu tratamento, como a Vital Odonto, é ter a garantia de uma boca saudável.